terça-feira, 7 de agosto de 2012

[ueb-sc] Duas mil felicitações por ser voluntário, chefe escoteiro de SC! - tatidaff@gmail.com - Gmail

Nesta segunda-feira é dia para que o adulto voluntário do Movimento Escoteiro comemore sua data. O dia 6 de agosto é um dia de comemoração e reflexão, mas também de comemorar! Não há um bom chefe escoteiro sem uma boa seção de crianças ou jovens – assim como o inverso também é realidade.

O Dia do Chefe Escoteiro é uma data para se refletir sobre o papel do adulto voluntário para a continuidade do Escotismo. Assim como a criança e o jovem e a participação da família, é com a presença e a efetiva participação do adulto que o Movimento Escoteiro pode progredir.

Em Santa Catarina há aproximadamente 2.000 homens e mulheres que doam valiosas horas de seu dia para planejar e realizar atividades semanalmente, além de organizar os documentos e as finanças do Grupo Escoteiro. Seja escotista ou dirigente, o termo mais usado para reconhecê-los é o de “chefe escoteiro”. E é a todos estes voluntários que os Escoteiros de Santa Catarina agradecem pela firme atuação no Escotismo Catarinense.

A origem: no dia 6 de agosto de 1920, ao final do I Jamboree Mundial, em Olympia, Baden-Powell foi aclamado, por uma manifestação espontânea de milhares de jovens de dezenas de países, como Chefe Escoteiro do Mundo. Muitos anos depois, na Região Interamericana, em uma reunião de Escoteiros-Chefes do Cone Sul, por uma proposta do Paraguai, acordou-se promover o dia 6 de agosto como o Dia Interamericano do Escotista, precisamente em comemoração a data em que o Fundador Robert Baden-Po well foi proclamado Chefe Escoteiro Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário